sexta-feira, 10 de julho de 2009

Webquest - um novo tipo de actividade lúdica


Esta é mais uma reflexão em que pretendo dar a conhecer principalmente aos professores, uma nova actividade que podem vir a realizar com os vossos alunos!

Em vez das tão tradicionais fichas de trabalho, e visto que estamos na era da informática com o Plano Tecnológico que o nosso governo quer implementar no nosso país, porque não utilizarmos este recurso, e construir um exercício que ajude os nossos alunos a aprender mais do que aquilo que é explicitado nas aulas pelo professor e fomentando assim o ensino activo e a autonomia do aluno na busca do seu próprio conhecimento (se bem que orientado).

É neste contexto que surgem as webquests, como recurso da internet que ajuda o professor a inovar nos recursos pedagógicos que planeia para as suas aulas.

Assim, com a webquests o professor pode criar actividades de grupo e individuais em que o aluno é convidado a participar numa "aventura" e procurar o seu "tesouro escondido" (conhecimento).

Regra geral, uma webquest é constituida por uma introdução (em que se faz a apresentação do tema, bem como se lança o objectivo daquele exercício), depois tem a tarefa ( em que se faz a descrição de todo o exercício, com todos os passos), o processo (ou seja, o que o aluno vai ter de fazer para alcançar os objectivos da tarefa), os recursos (aqui entra a parte de orientação do professor, fornecendo-lhe os sites indicados para a procura da informação de forma a resolver a tarefa), a avaliação (ou seja, os critérios que vão ser alvo de avaliação por parte do professor) e por último a conclusão do que se espera que o aluno consiga atingir.

Espero que gostem deste novo recurso da internet, sejam criativos com as vossas actividades!

Sem comentários:

Enviar um comentário