segunda-feira, 15 de junho de 2009


Ensino Criativo

Nesta minha reflexão, vou referir o papel que a criatividade tem num melhor ensino.
O ensino será tanto melhor quanto mais criativo, mais atractivo e interessante o professor o conseguir concretizar.
Como já fui aludindo em anteriores reflexões, existem inúmeras e variadas formas de tornar o ensino mais atractivo do ponto de vista dos alunos, e são porventura e sem dúvida alguma, os professores que tem um papel fundamental neste assunto.
O que aqui trago hoje, com esta minha reflexão é a descoberta que fizemos na unidade curricular de Tecnologia Educativa, com a divulgação de dois sites que nos permitem a realização de bandas desenhadas. Um mais completo que o outro, mas ambos contribuindo necessariamente para essa construção/planificação criativas das aulas por parte do professor.
O StripCreater. Com permite a construção de uma banda desenhada, vinheta a vinheta, enquanto que o Comicater.com permite a elaboração de um livro em banda desenhada, para além de permitir importar imagens próprias para a construção da dita banda desenhada.
Permitem pois, que haja alunos mais atentos, mais interessados, que aprendam melhor, pois a aula tenderá a não ser tão monótona e enfadonha, permitindo uma maior interactividade entre o seio da turma. Tudo isto faz com que, o ensino seja mais atractivo, criativo, desperte maior curiosidade por parte dos alunos, envolvendo-os mais no sistema de ensino - aprendizagem.
Os professores devem ser capazes de tornar o ensino mais criativo, não lhes faltam ferramentas para o fazer, e só desta forma estarão felizes no seu local de trabalho, amando aquilo que fazem no seu dia-a-dia, pois terão alunos mais interessados, mais capazes, mais competentes e com um melhor rendimento escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário