segunda-feira, 15 de junho de 2009



Que interesse?

O meu primeiro pensamento, que aqui pretendo publicar vai no sentido de reflectir, no simples facto de o “porquê” de eu utilizar esta ferramenta da Internet, para publicar as minhas reflexões sobre determinados temas.
Pergunta um pouco confusa e sem lógica não acham?
Porém, tem todo o sentido de se pôr. É importante, eu referenciar aqui a minha opinião em relação ao facto, de cada vez mais as pessoas utilizarem este tipo de ferramentas para exibir as suas reflexões sobre os demais e diversos assuntos que são debatidos na sociedade actual.
Este blog foi criado no intuito de uma unidade curricular leccionada na Universidade do Minho, no âmbito de um Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Porque será, que houve a necessidade de se criar e divulgar esta ferramenta no âmbito do ensino? Qual o interesse do mesmo ser trabalhado em contexto escolar?
No que diz respeito à sociedade em geral, o uso deste recurso da Internet, permite-lhes que debatam temas em rede, ou seja, as pessoas que elaboram e redigem as suas reflexões e as publicam, neste tipo de recurso da Internet esperam por um feedback de outras pessoas, mesmo não as conhecendo, nem tendo qualquer contacto (a não ser via internet) com as mesmas.
Permite, por isso, o diálogo e discussão de temas e reflexões sobre a actualidade (ou não), entre diversas e variadas pessoas, em vários pontos do globo terrestre, possibilitando deste modo, ao autor da reflexão, bem como às pessoas que a comentam, obter um ponto de vista, que pode ser igual, ou não, ao seu, enriquecendo assim a sua própria visão em relação ao assunto debatido.
Em contexto escolar, o blog pode ser compreendido como um recurso e uma estratégia pedagógica.
Como recurso trata-se pois de um espaço, onde podem ser depositadas exposições, com informação bastante pertinente, não só por parte dos internautas em geral, mas também por parte do professor, que o divulga junto dos seus alunos.
Como estratégia, estes podem assumir a forma de um diário para o aluno, onde ele organiza todo o seu estudo, todos os seus materiais de estudo, onde lhe permite trocar informações e conteúdos das várias disciplinas que integram o seu currículo escolar. Podem ainda debater dúvidas, questionar e fornecer informação sobre os mais diversos assuntos.
Penso que consegui com esta reflexão dar resposta à minha pergunta inicial. É fácil verificar que o uso deste recurso só permite vantagens aos seus utilizadores, pois para além de ser um serviço gratuito e de fácil manuseamento, permite aos seus utilizadores usufruírem de um serviço onde podem trocar ideias e recolher informação muito válida para determinados assuntos que desejam explorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário